Biblioteca Municipal e do Arquivo Histórico foram revitalizados

Com uma programação especial iniciada na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Balneário Camboriú celebrou a revitalização da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e do Arquivo Histórico.

Quem foi, ao longo do dia, até o prédio em que ambos estão instalados pôde acompanhar contações de histórias, bate-papo com escritores e apresentações artísticas. A cerimônia de entrega da revitalização foi às 17h.

Com a revitalização, feita em 2023, houve o retrofit da fachada, que é uma renovação da frente do prédio, com a introdução de materiais novos. Os brises de madeira foram substituídos por uma estrutura com chapas de alumínio e acabamento em poliéster, a qual cumpre a mesma função do dispositivo arquitetônico anterior, de impedir a incidência direta da luz solar no interior da edificação. A frente do prédio ganhou letreiro em acrílico branco com iluminação interna. Também houve troca de todo o telhado, adequação da parte elétrica e substituição de todas as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.

O evento desta quarta-feira marcou também a chegada dos mais de 700 novos livros adquiridos para a Biblioteca Municipal, muitos deles sugeridos pela população. A programação celebrou ainda o lançamento da parceria da Fundação Cultural de Balneário Camboriú com a Sociedade Cultura Artística (SCAR), a qual oferecerá aulas gratuitas de teatro e artes visuais para adolescentes de Balneário Camboriú. As aulas ocorrerão na Biblioteca, e as inscrições vão até 4 de março (saiba mais no link http://tinyurl.com/2jv6ejmy ).

“Uma cidade que não sabe de onde vem, não sabe para onde vai. Revitalizar, dar melhores condições para que as pessoas possam estar aqui e entender de onde Balneário Camboriú veio, a sua história, é o melhor caminho para saber para onde é que a cidade vai. Hoje é um momento muito importante para a cidade e para a cultura de Balneário Camboriú. O prédio está mais bonito, mais agradável. Tem que ter um ambiente preparado para as pessoas celebrarem a cultura e a história. E o que nós fizemos foi melhorar esse espaço, dar mais condições. Eu tenho certeza que isso vai enriquecer muito a cidade”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.

Biblioteca e Arquivo Histórico estão vinculados à Fundação Cultural. O prédio em estão instalados foi construído em 1993, mas a capacidade de carga nas lajes não foi prevista na época para comportar os acervos. Por causa disso e após reformas, Biblioteca e Arquivo mudaram-se para o prédio somente em 2007.

Saiba mais

Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

Criada em 1968, a Biblioteca tem um acervo de 52.838 exemplares, formado por livros, periódicos, obras raras, gibis, multimeios, dicionários, enciclopédias e obras em braille dos mais diversos assuntos e temas. Além de fazer empréstimos de obras, a população pode, no local, utilizar computadores com conexão à internet e mesas para estudos. Para fazer parte dos mais de 20 mil usuários cadastrados, basta comparecer à Biblioteca portando documento original com foto e comprovante de residência. A partir daí, já será possível criar um cadastro para empréstimos feitos presencialmente ou reservas pelo sistema online presente no link http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/ .

Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

O Arquivo Histórico teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores em 29 de novembro de 1993. Possui um acervo de cerca de 100 mil documentos em diversos suportes: audiovisual, fotográfico, jornais, atas, plantas heliográficas, mapas, cartões-postais e uma variedade de materiais informativos.

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?