Força-tarefa contra dengue mobiliza mais de 900 pessoas e vistoria cerca de 300 ruas

Aproximadamente 400 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras

A força-tarefa contra dengue de Itajaí mobilizou mais de 900 pessoas e vistoriou cerca de 300 ruas dos bairros Cordeiros, Murta, São Vicente, Imaruí e Cidade Nova. A ação ocorreu nesta terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29) e contou com a participação de profissionais de saúde, acadêmicos e professores da Univali e comunidade em geral. Além de visitar casas para conscientização e eliminação de criadouros, a ação recolheu cerca de 400 toneladas de lixo e entulho dos locais visitados.

Nesta quinta (29), último dia da força-tarefa, as equipes percorreram cerca de 100 ruas do bairro Cidade Nova, no entorno das Unidades Básicas de Saúde Cidade Nova 1 e 2 e Promorar 2. Participaram da iniciativa em torno de 300 voluntários e profissionais de saúde.

Agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e voluntários envolvidos na ação entregaram informativos nas casas para conscientizar a população sobre a doença e a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. As equipes também recolheram resíduos que poderiam acumular água nas ruas visitadas.

Já a Secretaria Municipal de Obras atuou na limpeza de locais com risco nas localidades atendidas. Mais de 40 servidores e 15 máquinas estiveram mobilizados para o mutirão. Foram recolhidos nos três dias de mobilização mais de 90 caminhões de lixo e entulho, que totalizam cerca de 400 toneladas de resíduos.

“A união de forças entre os profissionais de saúde e os voluntários da universidade e da comunidade foi muito positiva. Eles puderem ver de perto os desafios do combate à dengue, mas acima de tudo esse grande mutirão serviu para chamarmos a atenção das pessoas sobre a gravidade da doença e que precisamos da colaboração de todos para conseguirmos vencer o mosquito transmissor. Parabéns aos participantes pela mobilização”, destaca o secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte.

A força-tarefa contra a dengue é uma realização da Prefeitura de Itajaí, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e em parceria com o curso de Enfermagem e a Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da Univali. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?