Previsão para os próximos 5 dias (28/06)

Elaborado em: 28/06/2024 às 05:00 – N° 179/2024

Meteorologista: Caio Guerra

SEXTA-FEIRA (28)

A sexta-feira (28) amanhece com nevoeiros no estado de Santa Catarina, mas que devem se dissipar até o início da tarde. Ao longo do dia, uma nova frente fria traz aumento de nebulosidade e condição para chuvas fracas no estado, que dão início nas áreas de divisa com o RS e se espalham para as demais regiões. Há risco apenas para as áreas de divisa com o Paraná, entre o Planalto Norte e Litoral Norte a partir da noite, onde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo para alagamentos, danos na rede elétrica e destelhamentos. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 18°C no Oeste e Extremo Oeste, de 5 a 10°C nos planaltos e de 10 a 15°C nas demais regiões. As máximas ficam entre 20 e 24°C no litoral, Vale do itajaí e áreas de divisa com o Paraná, mas permanecem entre 15 e 20°C nas áreas mais próximas à divisa com o RS. 

SÁBADO (29)

sábado (29) segue com chuva entre a madrugada e o amanhecer, na região entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense, mas ao longo do dia, à medida que a frente fria se afasta, o tempo fica firme em todo o estado, com apenas variação de nebulosidade. No amanhecer, mínimas entre 5 e 9°C no Grande Oeste e Planalto Sul, e atingindo valores entre 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra. No restante do estado mínimas em torno de 12 a 15°C. As temperaturas máximas não devem passar dos 16°C. Devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Ventos de sul com velocidades entre 50 e 70 km/h na costa provocam agitação marítima. São esperadas ondas de 2,5 a 3,5m no Litoral Sul e de 2,5 a 3,0m na Grande Florianópolis litorânea. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima. 

DOMINGO (30)

O frio ganha força no domingo (30), com o estabelecimento de uma intensa massa de ar frio e seco em Santa Catarina. Se destacam as temperaturas mínimas, que devem marcar valores de 0 a 5°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e região Serrana da Grande Florianópolis. Nos pontos mais altos do Planalto Sul e Meio Oeste, devem ser registradas temperaturas negativas. Na faixa litorânea as mínimas marcam entre 6 e 10°C. Mesmo com o céu aberto, as temperaturas não sobem tanto no decorrer da tarde, com máximas que não passam dos 15°C no estado. O mar segue agitado, com ondas entre 2,0 e 3,0m nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mas a tendência é de diminuição da agitação marítima ao longo do dia. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a segunda (01) e terça-feira (02) o tempo segue firme e ensolarado em todo o estado. No amanhecer a sensação ainda é de bastante frio, especialmente na segunda-feira, mas com a mudança gradual dos ventos para norte e o enfraquecimento da massa de ar polar, a tendência é de aquecimento. Assim, os dias serão marcados por grande amplitude térmica, com sensação de frio durante a manhã, e temperaturas mais amenas no período da tarde, com máximas que voltam a marcar valores entre 15 e 20°C.

Fonte: Defesa Civil SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?