Previsão para os próximos 5 dias (09/07)

Elaborado em: 09/07/2024 às 05:00 – N° 190/2024

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

TERÇA-FEIRA (09)

A terça-feira (09), inicia com condição de tempo encoberto em todas as regiões, devido a influência  de um sistema de baixa pressão que favorece o retorno das chuvas no estado, principalmente em áreas do centro ao leste de Santa Catarina, onde as chuvas devem ocorrer de forma mais intensa, ganhando força entre a tarde e à noite. O risco é baixo a pontualmente moderado para alagamentos. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante sul, com rajadas de até 70 km/h nas áreas costeiras. No amanhecer, as temperaturas oscilam em entre 0 e 4°C nos pontos mais altos da Serra, variam entre 9 e 12°C na Grande Florianópolis Litorânea, no Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte e marcam entre 6 e 10°C no restante do estado. As máximas não sobem muito, variando entre 4 e 10°C entre os planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale e marcando entre 7 e 13°C nas demais regiões. O risco associado ao agravamento de doenças cardiovasculares, cardiorrespiratórias e hipotermia é moderado a alto. mar segue agitado, com ondas de sul e alturas entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e mar pouco agitado no Litoral Sul, com ondas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

QUARTA-FEIRA (10)

quarta-feira (10), inicia com tempo encoberto e chuvoso do centro ao leste do estado, devido a uma área de baixa pressão atmosférica que segue mantendo o tempo instável nessas áreas em grande parte do dia. Entre a tarde e a noite, com o deslocamento do sistema em direção ao oceano, a chuva perde força até parar, e no Oeste e Extremo Oeste a tarde intercala tempo nublado com momentos em que o sol aparece. O risco é baixo a pontualmente moderado para alagamentos. O vento sopra de quadrante oeste no interior do estado e de sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras, que perdem intensidade a partir da noite. No amanhecer, as mínimas variam entre 10 e 13°C na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo e Médio Vale e no Litoral Norte e marcam entre 3 e 10°C nas outras áreas. À tarde, as temperaturas seguem baixas, marcando entre 13 e 18°C no Planalto Norte, Vale do Itajaí e no Litoral Norte e variam 8 e 15°C no restante do estado, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiovasculares, cardiorrespiratórias e hipotermia.

QUINTA-FEIRA (11)

quinta-feira (11), inicia com tempo encoberto no centro do estado e com variação de nuvens nas demais áreas. Entre a madrugada e a manhã, o processo de formação de uma frente fria favorece o retorno das chuvas que iniciam pelas áreas ao norte do estado e avançam para as demais regiões ao longo do dia. As pancadas de chuva e temporais vêm acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo. O risco relacionado aos temporais é moderado. O vento sopra com intensidade fraca de nordeste, virando de sudoeste a partir da tarde no interior do estado e de sul no litoral e  em áreas próximas. As temperaturas mínimas variam entre 2 e 5°C nos pontos mais altos da Serra e marcam entre 7 e 15°C pelo estado. À tarde as temperaturas seguem variando entre 7 e 15°C por Santa Catarina. O risco é moderado a alto para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (12), devido a atuação da frente fria, o dia segue com tempo encoberto em todas as regiões e com chuva na metade leste do estado, sendo mais intensa entre a madrugada e a manhã nas áreas entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e o Litoral Norte, perdendo intensidade ao longo da tarde, conforme a frente fria se afasta do estado. O sábado (13) inicia com chuva fraca e tempo encoberto no centro/leste do estado e com variação de nuvens no Grande Oeste. Entre a tarde e a noite, novas instabilidades favorecem a ocorrência e chuva em todo o estado, que segue ocorrendo ao longo do domingo (14).

Fonte: Defesa Civil SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?